O que são chás diuréticos?

Os chás diuréticos atuam no aumento da diurese (aumentam a produção de urina) eliminando maior quantidade de água, toxinas e sódio, ajudando a combater a retenção de líquidos que extravasam dos vasos sanguíneos e ficam retidos no tecido subcutâneo (debaixo da pele). Os chás diuréticos são preparados com ervas naturais, como hibisco, cavalinha, dente-de-leão, erva-doce e o chá verde.

Para que servem chás diuréticos?



• Diuréticos para pressão: os diuréticos eliminam o excesso de água e diminuem o teor de água no sangue. Com menor volume de sangue fluindo, a pressão arterial diminui.

• Chás para desinchar e combater a celulite: de origem multifatorial, um dos fatores que provocam e pioram a celulite é a retenção de líquido.

Os chás são alternativas naturais e eficazes aos remédios diuréticos, com a vantagem de possuírem menos efeitos colaterais e não precisarem de prescrição médica.

Chá diurético emagrece?

Ao eliminar os líquidos retidos, os diuréticos podem passar a falsa sensação que ajudam a emagrecer, já que é possível eliminar alguns quilos e desinchar. Mas essa diminuição no peso da balança ocorre devido à eliminação de água e não de gordura, portanto, não é correto dizer que emagrecem. No entanto, alguns chás diuréticos como o chá verde e o hibisco também são chás que emagrecem, pois contêm cafeína e alto teor de fitoquímicos que estimulam a queima de gordura.

Opções de chás diuréticos

Confira as melhores opções de chás diuréticos e escolha a melhor opção para cada caso:

Chá de hibisco: é rico em substâncias antioxidantes que aumentam a diurese e ajudam a evitar o acúmulo de gordura. É uma boa opção para a regulação da pressão arterial, combate à celulite e emagrecimento.

Chá de salsa: esse tempero bem comum também serve para a preparação de um dos chás diuréticos mais poderosos que existem. A salsinha também é uma ótima fonte de vitamina C, ferro e potássio.

Chá verde: é considerado o melhor chá para emagrecer, mas por ser fonte de cafeína também atua como diurético. A cafeína aumenta a produção de urina, atuando de forma semelhante aos remédios diuréticos.

Chá de dente-de-leão: por aumentar a eliminação de líquidos, é uma das plantas mais utilizadas em doenças renais e urinárias. Tem a vantagem de ser rico em potássio e não diminuir a concentração desse mineral no organismo, o que ocorre com o uso de remédios diuréticos.

Chá mate: assim como o chá verde, é fonte de cafeína, uma substância com potente ação diurética. Além disso, a erva-mate é riquíssima em flavonoides que melhoram a eliminação de toxinas e favorecem o emagrecimento.


Fonte: Equipe de nutrição da Castor




134 visualizações